Visto americano de 10 anos: é hora de conferir se vai vencer e como renovar

Visto americano de 10 anos: é hora de conferir se vai vencer e como renovar

Primeiros vistos de 10 anos expiram agora em 2020; consulado prevê movimento ainda maior
RIO - Em 2020, completam-se dez anos desde que o visto  americano de turismo e negócios (B1/B2) passou a ter validade de uma década - o dobro do período anterior. Na época, a novidade levou milhares de pessoas a solicitarem a autorização, mais precisamente 517 mil. Foi um aumento de 16% em relação ao ano anterior.
- Muita gente correu para renovar logo o seu pensando no aumento deste prazo, já que não é preciso estar com o visto vencido para pedir um novo - explica a oficial consular Amanda Roberson, do Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro.
Com tanta gente tirando o visto em 2010, 2020 será o ano em que grande parte renovará o seu documento. A expectativa é de que o movimento seja grande nos consulados brasileiros. Isso porque, desde que o visto foi ampliado, o número de solicitantes sobe ano a ano: em 2011, foram 790 mil vistos. Em 2014, o número chegou a um milhão pela primeira vez.
Com isso, a oficial recomenda que os solicitantes busquem suas renovações o mais rapidamente possível para que a viagem não seja prejudicada, já que, junto com as renovações, mais de um milhão de pessoas  poderão estar solicitando o seu documento.
Além disso, há um aumento natural no número de requisitantes perto das férias e feriados, como Carnaval e Páscoa então, é bom estar atendo às datas de viagem para não correr o risco de enfrentar longas filas.
- Como estamos esperando um aumento significativo nas solicitações,  fazemos um apelo para que os pedidos sejam realizados com o máximo de antecedência possível, exatamente porque já vale fazer a requisição antes mesmo do visto expirar. Por exemplo: se o seu documento vence no final do ano que vem, já vale a pena solicitar um novo, mesmo ainda faltando tempo para expirar.
Um dos principais erros cometidos pelos brasileiros é o preenchimento equivocado do formulário. Isso faz com que muitos acreditem que é necessário contratar um despachante, ou algum agente mediador, para realizar essa parte mais burocrática do processo. Amanda alerta que os consulados não trabalham oficialmente com quaisquer desses profissionais.
- Inclusive, nós recomendamos que os solicitantes preencham eles mesmos os dados, o que garante que as informações ali estarão corretas. Dados conflitantes podem prejudicar o candidado na hora da entrevista com o agente consular.

Como renovar e dicas para a entrevista

O  processo para renovação do visto é o mesmo desde 2010, esclarece Amanda. Para solicitar é preciso preencher o DS160 no site oficial. Após o envio do formulário, é necessário pagar a taxa, no cartão de crédito, de US$ 160(cerca de R$ 650). Após aprovação, agendar ida a algum dos Centros de Atendimento aos Solicitantes de Visto (CASV) para entrega dos documentos oficiais (como passaporte). Após essa etapa, a entrevista é marcada. É lá que o visto será (ou não) aprovado.
- Há casos em que não é preciso fazer a entrevista, mas não são a maioria. O que aconselhamos é que o brasileiro apresente ao oficial consular provas de seu vínculo com o país, demonstrando que vai voltar. Daí, vale desde contratos de imóvel, carteira de trabalho, extratos bancários. Nem sempre o entrevistador vai pedir para mostrar os papeis, mas é bom levá-lo.
Outra informação importante:é proibido entrar com eletrônicos nos consulados e na embaixada.

Curiosidades

Pessoas com o visto em dia e vão visitar parentes ou amigos no Natal costumam ter uma dúvida em comum: pode levar presente embrulhado? A inusitada pergunta, segundo Amanda, é uma das principais dúvidas dos viajantes brasileiros nessa época do ano. E a recomendação é mesmo evitar levar o regalo empacotado.
- Isso pode dificultar na hora da alfândega, quando os viajantes podem ser solicitados que abram as malas para conferência de mercadoria. O ideal é não levar nada já embrulhado. Também é muito comum que as pessoas queiram levar alimentos típicos daqui. Em geral, não é recomendável, mas vale consultar no site oficial o que é ou não permitido, para não correr o risco de ter os produtos descartados.

Entenda

Em 2010, a Missão Diplomática dos EUA no Brasil começou a emitir vistos com validade de 10 anos para cidadãos brasileiros. A demanda de vistos continuou a crescer nos anos seguintes, com a emissão de: 790 mil vistos em 2011; 972 mil em 2013 e 1.075 milhão em 2014.


Comentários

Postagens mais visitadas