Visto H2B: saiba como trabalhar nos Estados Unidos

Visto H2B: saiba como trabalhar nos Estados Unidos



Saiba como conseguir um visto para trabalho temporário nos Estados Unidos e quais as profissões que se encaixam nessa categoria de visto.
Trabalhar nos Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros. Atualmente cerca de 44 milhões de pessoas são imigrantes nos Estados Unidos, o que representa 13,7% da população do país (328,5 milhões de habitantes), segundo dados do Censo de 2017. Se você planeja fazer um trabalho temporário nos Estados Unidos e quer conhecer o país, hoje vamos te contar como funciona o visto H2B para os Estados Unidos.

Trabalhar nos Estados Unidos

Trabalhar de maneira temporária nos Estados Unidos legalizado é uma das formas de ter uma experiência internacional e ver se você se adapta morando fora do país. Depois de já estar nos Estados Unidos com visto, é possível mudar o status dele junto aos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA.
A mudança de status de visto deve ser feita antes do seu visto H2B expirar.
O visto H2B permite que as empresas norte-americanas contratem trabalhadores de fora do país para fazerem trabalhos e serviços temporários. O limite de estrangeiros para esse tipo de visto é de 66 mil por ano. O trabalho é não-agrícola.
O processo é mais simples do que um pedido de visto permanente no país e a empresa deve apresentar a necessidade de novos colaboradores para uma determinada época do ano. Como por exemplo, durante o inverno nas estações de ski do país ou no verão dos resorts e parques temáticos.

Etapas do processo

Confira as etapas do processo do visto H2B:
  • Pedido de certificação do trabalho temporário no ALC (Alien Labor Certification) do Departamento de Trabalho (pelo menos 60 dias antes do início da função);
  • Espera da aprovação do governo;
  • A empresa deve protocolar junto ao BCIS dos Estados Unidos.
Os salários pagos aos trabalhadores com esse tipo de visto para os Estados Unidos devem ser o mesmo pago aos demais funcionários da empresa que tenham as mesmas qualificações e tempo de experiência.

Tempo de duração do contrato

O tempo de duração do contrato H2B para trabalhar nos Estados Unidos é de 5 a 10 meses, mas podem ser renovado por até 3 anos. A demanda da oferta do emprego depende do empregador e da época do ano.

Empresas que contratam estrangeiros nos Estados Unidos

Diversas empresas norte-americanas contratam estrangeiros com esse tipo de visto. As áreas com mais vagas para trabalhos temporários nos Estados Unidos são em parques temáticos, resorts, hotéis, estações de ski, redes de restaurantes e empresas de construção civil. Conheça algumas das empresas:
  • Fix Flags (parques temáticos);
  • Disney;
  • SeaWorld;
  • Universal;
  • Epcot;
  • Four Seasons Resort;
  • Marriott Vacation Club;
  • Lost Tree Club;
  • Squaw Valley & Alpine Meadows;
  • Snowshoe Mountain Resort;
  • Vails Resorts Retail;
  • Whitetail Ski Resort;
  • Caux Internacional Group;
  • Sorrel River Ranch Resort;

Estrangeiros nos Estados Unidos

De acordo com o Censo de 2017, os latinos-americanos já não são maioria entre os estrangeiros nos Estados Unidos. Atualmente os asiáticos representam 41% do número de estrangeiros nos Estados Unidos, seguidos dos latinos com 39%.
Destes imigrantes que chegam para morar nos Estados Unidos, 45% já possuem Ensino Superior completo, um número bem maior que nos anos anteriores.
De acordo com dados do Jornal do Brasil, o estado que mais registrou um crescimento de imigrantes foi o estado de Dakota do Norte. O aumento foi de 87% em relação ao ano de 2010.
Já os destinos mais tradicionais para os imigrantes morarem nos Estados Unidos são a Califórnia e o estado de Nova York, por conta da legislação que protege os imigrantes e as oportunidades de emprego.

Pedido de visto junto ao Consulado dos Estados Unidos

O pedido do visto H2B como trabalhador temporário deve ser solicitado junto ao Consulado dos Estados Unidos no Brasil (após ter sido aprovado pela empresa norte-americana). A taxa do visto H2B para trabalhar nos Estados Unidos é de US$ 100,00.
O seu cônjuge (esposa ou esposo) e filhos não casados (menores de 21 anos) também podem solicitar um visto (H4) para acompanhar você para morar nos Estados Unidos, mas para isso, você terá que provar que tem como manter financeiramente sua família por lá (uma política bem normal na maioria dos países).
Importante saber que antes de aplicar para qualquer emprego nos Estados Unidos, você deve ter um passaporte brasileiro (ou do seu país se origem) válido com pelo 6 meses antes do prazo vencer.


Comentários

Postagens mais visitadas