NY poderá conceder carteira de motoristas para indocumentados
O projeto conta com amplo apoio dos políticos e ativistas afirmam que já é hora de imigrantes indocumentados obterem suas “driver´s licenses”

Grupos de direitos dos imigrantes se reuniram nos degraus da Prefeitura com autoridades eleitas para pressionar por uma causa progressiva há muito esperada: carteira de motoristas para qualquer adulto que resida no estado, independentemente de seu status imigratório.

Os ativistas estão, novamente, encorajados pelos resultados das eleições, com vitória significativa dos democráticos no Senado estadual.

"No momento, estamos analisando que mais de 700.000 pessoas que se beneficiariam disso", disse Javier Valdes, diretor executivo da Make the Road NY. "Então, isso é um grande impacto, não apenas para as pessoas da cidade, mas também para Long Island e todo o estado."

Valdes disse que, antes dos ataques de 11 de setembro, os imigrantes em New York poderiam obter carteira de motorista independentemente de seu status.

Em 2007, o governador Eliot Spitzer tentou reintroduzir licenças para imigrantes, por meio de ordem executiva, legislação e medida administrativa, mas cada vez que tentava, ele encontrava uma feroz oposição dos legisladores republicanos. "Os nova-iorquinos não podem e não devem esquecer que 18 dos 19 sequestradores envolvidos no ataque de 11 de setembro obtiveram licenças de motorista para passar por pontos de segurança e matar norte-americanos", disse na época o senador Kenneth LaValle, que representa a região de Long Island.

Apesar das repetidas tentativas de Spitzer, e em face da reação de Lou Dobbs e outras figuras conservadoras da mídia, a proposta caiu. Mas uma grande quantidade de legisladores latinos, recém eleita, levantou as esperanças dos defensores. Estes incluem a senadora Jessica Ramos, que representa Jackson Heights, Corona e Elmhurst, do Queens.

Ramos contou a história de seu próprio pai, um imigrante que trabalhou em Secaucus, New Jersey, e foi detido por oficiais de imigração. "E minha mãe e minha irmã não conseguiram encontrá-lo por três dias", disse ela. “Garantir que podemos manter nossa diversidade e garantir que haja oportunidades econômicas é muito, muito importante", continuou.

De acordo com a deputada estadual Carmen De La Rosa, 90 por cento das pessoas mantidas em um centro de detenção de imigrantes, no Condado de Orange, foram detidas por causa de infrações de trânsito. "Esses não são os criminosos que a mídia conservadora, às vezes, quer retratar", disse ela. "Essas são pessoas que vão trabalhar e não têm outro método para ir ao trabalho", segue.

Doze estados, incluindo Connecticut e Washington D.C., permitem que os imigrantes adquiram carteiras de motorista, segundo os manifestantes. O governador Andrew Cuomo indicou que ele sancionará o projeto, se ele chegar à sua mesa.

Saima Anjam, da New York Immigration Coalition, previu que a medida seria aprovada até o final de março. "Ainda estamos aguardando para saber quem será designado para a presidência do comitê, mas, considerando o amplo apoio que vimos para este projeto até o momento, estamos realmente esperançosos de que isso aconteça".

Fonte: Redação - Brazilian Times

https://www.braziliantimes.com/imigracao/2018/12/05/ny-podera-conceder-carteira-de-motoristas-para-indocumentados.html?fbclid=IwAR0Z-5fbVFEoHtDTZ4s0Y0pQR5rxkd3c0duJxkOtqfYSSEQTDM_dEzyRcGg

Comentários

Postagens mais visitadas